terça-feira, 29 de setembro de 2009

E morrer? Também despenteeia?

Ir descansar. Partir dessa pra melhor. Vestir o paletó de madeira. Não importa o eufemismo usado, invariavelmente o assunto ‘morte’ é tema de divergências de opiniões.

Apesar de nascermos com a consciência de que esse dia chegará, não nos conformamos com o fato de que não teremos controle sobre o evento. O ser humano é manipulador e egoísta demais para não se incomodar com a idéia de que a qualquer momento poderemos simplesmente morrer e nada ou muito pouco poderemos fazer a respeito.

Vai pela sorte. Ou pelo azar... Tanto faz. O relevante mesmo é que travamos longas batalhas interiores quando pensamos em como será o (último) dia.

Ontem mesmo vi um filme que se chama ´´ minha vida sem mim `` onde mostra-se o caso de uma mulher de 24 anos que se descobriu com um câncer e lhe restava apenas 60 dias de vida.

O que você faria?

Respondam para vocês mesmos. Saber que vamos morrer um dia já não deveria ser o suficiente para vivermos plenamente? Para fazermos felizes quem amamos? Para fazermos o certo? Para vivermos emoções e aventuras que nos proporcionariam uma felicidade intensa?

Precisamos mesmo ter uma notícia FATAL para vivermos intensamente?

Refuto fortemente a idéia de que o medo ou a consciência de uma morte próxima são justificativas para se aproveitar uma vida como se deve.

Temer é inútil e não anula a realidade de maneira alguma. Invariavelmente um dia você morrerá. Quer fazer alguma coisa a respeito?

Comece agora e VIVA.

Amanhã já é tarde demais.


(Bruno Cabral & Ruana Arcas, Setembro 2009)
~

Esse é o primeiro post da história do Despenteeia que foi feito 50% por mim. O responsável pelos outros 50% é o Bruno Cabral, dono do http://contemporaneorj.blogspot.com/. Ele é, há uns 11 anos, melhor amigo da minha prirmã Brunna Arcas, e, há menos de 1 ano, um dos meus (poucos) leitores assíduos. E, mesmo com toda sua agenda lotada, aceitou dividir um texto com essa humilde pseudo-escritora, hehe. Brigadão viu Bruno? Pelos elogios, comentários e pelo carinho por mim e pelo meu querido blog. Você, sem dúvidas, se tornou um dos meus escritores preferidos!

Espero que todo mundo goste do post do mesmo jeito que eu gostei!

Um beeeeijo

7 comentários:

  1. Martinhaaaaaaaaaaa que esse seja o primeiro de MUITOS! adoro vc fortemente e gosto muito de vir aqui ler seus textos que criam situaçoes em minha cabeça com uma facilidade incrivel! Apenas 2 pessoas conseguem me fazer visualizar tao claramente um texto em minha mente.. vc e Leoni.Acredite! Beijos grandes e estarei sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto filha minha! É por isso que me ORGULHO a cada dia mais de vc. E a generosidade e incentivo do Bruno são de APLAUDIR. Ainda destaco um trecho, que os jovens de hoje não estão enxergando... "vivermos plenamente? Para fazermos felizes quem amamos? Para fazermos o certo?"
    Amo vc demais minha filha. Vou ficar aguardando os proximos textos dessa parceria.
    Bjs p os dois.

    ResponderExcluir
  3. Cheguei aki sem querer Estava procurando por uma amiga no orkut "Carol Mousinho" Acabei achando uma outra Muosinho que não era exatamente a minha amiga Dai ela tem um blog em seu perfil do orkut (ah ela é de Resende rsrsrs)Por curiosidade fui ver o tal blog e la tem uma indicação pro seu Vim só dar uma espiadinha acabei gostando, gostando, gostando e fiquei lendo todos os seus textos Li todos em um dia so rsrsrsrsrsrs Bom isso foi so uma explicação de como cheguei ate aki Vc tem muito talento Parabens espero q consiga realizar seu objetivo o mais rapido (ser advogada) É isso, ah!pretendo vir sempre aki ver as novidades E se vc puder m add no orkut,sou o anjinho lembra? Mas s não puder não tem grilo não Vc ganhou um leitor assiduo Mas uma vez parabens pelo talento

    ResponderExcluir
  4. Opaaa!!!
    Cheguei aqui pelo blog do Bruno!
    Primeira coisa: "Miha vida sem mim" é um dos filmes que eu mais gosto. Assisti há MTO tempo no cineminha do Paço, assim que ele estreou (se eu não me engano, ele nem entrou direito no circuito Barra-Zona Sul-Tijuca).
    Poucas pessoas assistiram, e poucas pessoas têm a sensibilidade de entender esse filme... que é lindo! Profundo, triste, bonito... e a beleza dele é a tristeza dele, é uma coisa de louco!
    Mas sabe de uma coisa?
    Eu sou tão, mas tão humana (humano, demasiado humano...), que não saberia agir como ela.
    "O relevante mesmo é que travamos longas batalhas interiores quando pensamos em como será o (último) dia."
    Super me vi nessa frase. Eu comentei basicamente isso no blog do Bruninho... às vezes fico me remoendo, sofrendo, pensando se um dia vou dar conta de fazer tudo o que eu quero... tudo o que eu penso que eu TENHO que fazer...
    E me dou conta, quase que instantaneamente, que pensar sobre o que eu talvez não consiga fazer me aproxima cada vez mais da morte e da minha falibilidade como ser humano! =P
    Isso dito...
    SIM, você deve mesmo refutar a idéia de que o medo seja justificativa para viver uma vida plena.
    Mas SIM, você deve compreender que para algumas pessoas, esse é o único caminho.
    Entende?
    E compreender não significa aceitar isso pra você, que é novinha mas tem uma percepção muito interessante da vida: basta saber que muuuita gente só abre os olhos quando eles estão prestes a fechar!
    Como a personagem principal do filme... a vda dela era um mormaço constante, uma linha reta, um nada.... e prestes a fechar os olhos, ela resolve que tem que ficar com eles bem abertos!
    Adorei passar aqui!!!
    Bjooooo
    =)

    ResponderExcluir
  5. Oi como prometi dei uma passadinha pra v se tinha algo de novo por aki
    Abraçossssssss

    ResponderExcluir
  6. Um cmentário nada a ver com o texto... Bruno com a agenda lotada?!?!!?!?!?! huahauahuahuahauahuahauhauahuahau
    PIADA... só se for lotada de tempo disponivel para não fazer absolutamente nada né...
    A vida de marajá dele me inveja Ru...
    Rsrsrsrsrs
    E tenho dito!

    Kisses

    ResponderExcluir
  7. auhAUHAUHAHUA cara ela merece uma surra ne, eu SOU ESCRAVO! auha ela vem falar um absurdo desses deus livre essa alma de tanta ignorancia auhAUHA weeeeeeee

    ResponderExcluir